Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável

O projeto 'Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável' é uma iniciativa de intervenção escolar de âmbito nacional, cujo o principal objetivo é motivar as crianças para a importância do consumo diário de fruta, adotando definitivamente este hábito alimentar.

Decorre durante 12 semanas escolares, de 14 de outubro de 2014 a 23 de janeiro de 2015. Neste período, os professores fornecem modelos de comportamento saudáveis que facilitem a imitação por parte dos alunos, através de conteúdos especialmente concebidos para este efeito: fichas de trabalho, jogos educativos, planos de aulas e até sugestões de visitas de estudo. Estes conteúdos motivacionais são constituídos por "Tarefas Obrigatórias" e "Atividades Facultativas" que ensinam às crianças todos os passos necessários para que se tornem "Heróis da Fruta".

Haverá ainda espaço para mobilizar os adultos, de 10 de fevereiro a 10 de março de 2015, com a competição nacional do "Hino da Fruta". Desta forma, as crianças partilham o que aprenderam com as suas famílias e comunidade local, convidando para ver, ouvir e votar no seu hino da fruta.

O programa termina a 15 de junho com a atribuição de prémios, pois, todos recebem diplomas e a escola vencedora do "Hino da Fruta" recebe a visita da APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, com a "Super Festa dos Heróis da Fruta" que inclui uma peça de teatro interativa.

Para mais informações consulte: http://www.heroisdafruta.com 

H F Small

1 ª atividade  - Inquérito Inicial

No dia 14 de outubro as crianças da sala dos Ursos começaram a desenvolver o projeto 'Heróis da Fruta'. Com a ajuda dos pais as crianças responderam a um inquérito sobre os seus hábitos regulares ao longo de um dia completo (mais especificamente em relação à sua alimentação e prática de desporto). Para além disso, no mesmo dia foi realizada no jardim de infância uma atividade de medição de altura e peso de cada criança.

Todas as informações recolhidas foram enviadas para a APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, entidade responsável pela divulgação deste projeto com o intuito de apurar a saúde infantil em Portugal.

2 ª Atividade - Quadro de Mérito

Na semana de 20 a 24 de outubro as crianças da sala do ursos desenvolveram a segunda tarefa obrigatória do projeto Heróis da Fruta. Esta consistiu na elaboração do Quadro de Mérito - "Hoje Comi Fruta". O grupo pintou um quadro de cortiça de tamanho médio e decorou-o com a técnica dos carimbos a partir da própria fruta, neste caso metade de uma maça e de uma pera.Utilizaram cores como o verde escuro, verde claro, vermelho e amarelo. A decoração do quadro foi terminada com a colagem de estrelas de vários tamanhos. Em seguida receberam uma explicação sobre como preencher a ficha que foi afixada neste quadro, que por sua vez se encontra exposto num cavalete no nosso hall de entrada.

Este quadro tem como objetivo incentivar as crianças a ingerir não só uma porção de fruta ao almoço mas também de manhã ou á tarde e assim recebem uma estrela de mérito diariamente (ao longo de 12 semanas).

3ª Atividade - I Prova de Fruta - Atividades facultativas

De acordo com as informações apuradas no questionário inicial que foi posteriormente enviado para a APOCOI, ficou evidente que o grupo dos Ursos necessitava de conhecer outras frutas para além da laranja, banana, maçã, pêra, pêssego, melancia e kiwi.

Sendo assim, foi desenvolvida em sala de aula uma atividade facultativa, isto é, não obrigatória. Esta intitulou-se: I Prova de Fruta, de modo a apresentar e dar a conhecer novas frutas às crianças. Foi utilizado como recurso o visionamento de vídeos no PC sobre a origem, plantação, bem como, a viagem da fruta até ás nossas casas e ainda como se devem comer. As frutas exploradas foram a Romã, Dióspiro, Marmelo e Papaia (Mamão). Depois das explicações e provas as crianças efetuaram um registo da cor da fruta (por fora e por dentro), o nome de cada uma e se gostaram ou não da mesma. De certo muitas outras provas se seguiram.

Vejam lá as suas reações!

4ª Atividade - II Prova de Fruta - Atividades facultativas

No âmbito do projeto Heróis da Fruta, as crianças da Sala dos Ursos realizaram a II Prova de Fruta, mas desta vez os contemplados foram os frutos secos sem sal (amêndoa, amendoim, avelã, nozes) e a fruta cristalizada (cerejas, figo, entre outras).

Não só sentiram o seu sabor como também o seu aroma, e por fim procederem ao registo das características de cada fruto salientando se gostaram ou não da prova de cada um.

Hino da Fruta

O Hino da fruta é a última atividade obrigatória no âmbito do Projeto Heróis da fruta, organizado pela APCOI. Esta atividade consistiu na criação de uma canção sobre a fruta, com letra original, criada em parceria com os alunos e com base musical fornecida pela entidade organizadora.

Depois de muito trabalho e dedicação este foi o resultado final! Assistam e votem até dia 10 de março às 22h e 59m para a seguinte linha telefónica: 760 457 173 (Custo da chamada 0,60€+IVA). Só com o seu voto a sala dos Ursos poderá ser efetivamente um finalista distrital.

Ao votar pode habilitar-se a mais de 1000 prémios (atribuídos de 40 em 40 chamadas) e a um Super prêmio ( 1 noite de alojamento num Hotel em Cascais para 2 (dois) adultos e 2 (duas) crianças com entradas incluídas para o evento “Corrida da Criança” que se realizará no dia 21 de junho de 2015 (domingo) às 10h00 nos Jardins do Casino Estoril).

Saiba mais informações em http://www.heroisdafruta.com.

Votem em nós! 

 

Exibição pública - Hino da Fruta " Ser Saudável"

 

Sobre Nós

Temos como missão disponibilizar respostas sociais que visem minimizar/colmatar as carências socioeconómicas refletidas pela população.


Contatos

 Rua Professor José Almeida  Pavão, 9500-715, São Roque
 (+351) 296 630 940

 geral@cspsroque.pt